GTF de Paredes de Coura

1.    Enquadramento Geográfico do Concelho

Área de Concelho: 138km2; 21 freguesias; 9.251 habitantes (censos 2011)

2. Caracterização do Espaço Florestal

Área Florestal (Matos/Povoamento): Fonte PMDF (2005) 4.519ha floresta (2.204ha Pnb; 620ha Qr; 450ha Euc; 844ha Outras folhosas; 119ha Outras resinosas; 280ha Pov. Misto) e 4.197ha incultos.

3. Áreas Protegidas, Rede Natura 2000 (ZPE + ZEC) e Regime Florestal

3.1 Regime Florestal
Cerca de 3.400ha da área florestal (39%) estão inseridos em Perímetro Florestal de Vieira e Monte Castro, de Entre Vez e Coura, da Boalhosa e de Arga.

3.2 Áreas Protegidas e Rede Natura 2000
A Paisagem Protegida do Corno de Bico criada pelo Decreto Regulamentar n.º 21/99, de 20 de Setembro, possui cerca de 2.067,5ha, é um pequeno santuário natural, que se localiza nas freguesias de Bico, Cristelo, Parada, Castanheira e Vascões. A classificação desta zona foi precedida de uma classificação de abrangência comunitária, como Sítio da Rede Natura 2000, abrangendo cerca de 4.630ha (PTCON0040) que tem por objectivo primordial o estabelecimento de uma rede ecológica europeia coerente de zonas especiais de conservação, no entanto, essa área pode ser potenciada de maneira a permitir actividades económicas que sejam sustentáveis e que gerem mais riqueza para as populações residentes (www.cornodebico.pt).

4. Acções Executadas desde 2005

O sucesso das políticas de defesa da floresta está associado às diferentes medidas preventivas. Por isso, o Município nas suas competências tem desenvolvido diversas acções de prevenção, como a gestão de faixas de combustível, a construção e manutenção de pontos de água, a beneficiação da rede viária florestal, recorrendo sempre que possível ao apoio financeiros de programas como o FFP,. PRODER, ON.2. Entendemos que o papel activo dos proprietários florestais, dos baldios, das Associações é fundamental e imprescindível para o sucesso desta missão. A Câmara Municipal, no âmbito do protocolo estabelecido com a Associação de Produtores Florestais do Vale do Minho, coordena a gestão de duas equipas de sapadores florestais que desenvolvem tarefas de silvicultura preventiva, de vigilância, de primeira intervenção e de rescaldo a incêndios florestais.
O Município tem participado em diversas campanhas de sensibilização para esta temática, como, sessões de esclarecimento, iniciativas de reflorestação para a recuperação de áreas ardidas, projectos de Voluntariado Jovem para Vigilância das Florestas. Tem vindo a produzir materiais de apoio à promoção, conservação e a valorização do património natural, mais concretamente, a edição e publicação: Manual da Floresta de Paredes de Coura; Charca pedagógica Lagoa da Salgueirinha; Turfeira do Lameiro das Cebolas: ecologia biodiversidade e restauro ecológico Conservação de Narcissus cyclamineus DC. na bacia do rio Coura. Produziu, também, folhetos para campanha de sensibilização da protecção da floresta, e desenvolveu um espaço próprio e específico, no sítio da Câmara Municipal (http://gtf.cm-paredes-coura.pt), para este tema tão importante.
Nos primeiros meses de 2011 colaborou na realização de 7,87 hectares de fogo controlado e de 14 hectares de queimadas licenciadas.
Desde o final de 2005 que implementou e desenvolve o Programa de EAPS, que tem por missão criar conhecimento e desenvolver a acção no domínio da educação para a sustentabilidade em contexto local, dinamizado com o apoio de uma infra-estrutura construída pelo Município, o CEIA - Centro de Educação e Interpretação Ambiental.

5. Equipa de Sapadores Florestais


SF 07-111 e SF 23-111

6. Técnico do Gabinete Técnico Florestal

Sara Gonçalves
E-mail: gtf@cm-paredes-coura.pt
Telem: (00351) 962 140 735

1. Formação Académica
Licenciatura em Engenharia Florestal, mestrado em detecção remota;

2. Formação Profissional
DFCI; SIG; tratamento e classificação de imagens de satélite.
Outra Formação: formação pedagógica de formadores e de coordenadores de acções de formação. Coordenação de campo de férias.

3. Anos de Trabalho na área florestal: desde Setembro de 2002

4. Exerce funções no Gabinete Técnico Florestal desde  Fevereiro de 2005

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More