GTF de Ponte de Lima

CARACTERIZAÇÃO DO CONCELHO DE PONTE DE LIMA


1. Enquadramento Geográfico do Concelho

O concelho de Ponte de Lima localiza-se no distrito de Viana do Castelo, ocupando uma área de 320,27Km2, o que representa cerca de 14,43% da área total deste distrito. Pertence ainda à NUTS de nível III “Minho-Lima”, assumindo uma centralidade estratégica neste território. Em termos florestais pertence ao Núcleo Florestal do Alto Minho e à circunscrição florestal do Norte.
Geograficamente, posiciona-se entre as latitudes 41º 37’ e 41º 52’ Norte, e as longitudes 8º 28’ e 8º 42’ W, sendo delimitado a Norte pelos Concelhos de Paredes de Coura e Vila Nova de Cerveira; a Sul pelo Concelho de Barcelos; a Nascente pelos concelhos de Vila Verde, Ponte da Barca e parte de Arcos de Valdevez e a Poente pelos concelhos de Viana do Castelo e Caminha. Toda a área de fronteira é predominantemente florestal pelo que o problema dos incêndios é transversal ao território. O concelho é constituído por 51 freguesias.


2. Caracterização do Espaço Florestal

No concelho de Ponte de Lima os espaços florestais ocupam cerca de 18142ha, excluindo-se os improdutivos, segundo os dados de ocupação do solo de 2004, o que representa 57% da área total deste concelho. As serras e montanhas que emergem a partir do Vale do rio Lima envolvem e caracterizam fortemente este concelho, conferindo-lhe paisagens notáveis. Além do especial valor paisagístico, a superfície florestal do concelho representa também um importante património em termos ambientais, ecológicos, económicos e sociais. Toda a sua envolvente administrativa, composta por oito concelhos, é também essencialmente constituída por floresta, o que determina a continuidade da área de superfície florestal e consequentemente, o risco de incêndio e propagação.
A maior parte do espaço florestal é constituída por inúmeras e reduzidas propriedades privadas, mas existem vastas áreas de baldios em Regime Florestal, agrupadas em três Perímetros Florestais sob Gestão do Núcleo Florestal do Alto e Baixo Minho (AFN). Estes baldios ocupam cerca de 6.550ha, constituindo cerca de 36% da área total da superfície florestal.




3. Áreas Protegidas, Rede Natura 2000 (ZPE + ZEC) e Regime Florestal

3.1 Áreas Protegidas

Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos
No ano 2000 é publicado o Decreto Regulamentar n.º 19/2000, de 11 de Dezembro, que cria a Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos (APPLBSPA), de âmbito regional.
Esta área protegida ocupa cerca de 350ha e localiza-se a 4 Km da sede de concelho, entre o rio Lima e a Serra de Arga, com acesso pela EN n.º 202. Abrange as freguesias de Bertiandos, S. Pedro de Arcos, Estorãos, Moreira do Lima, Sá e Fontão.
Destaca-se ainda que esta área se encontra abrangida pelo Plano de Ordenamento de Bacia Hidrográfica do rio Lima (POBHRL) e referenciada no Plano Director Municipal de Ponte de Lima, como Área de Reserva de Protecção de Biótopo.
Em termos florestais destacam-se as áreas das margens dos cursos de água e das lagoas arborizadas com Salgueiros (Salix Sp) e Choupos (Populus alba), entre outras espécies ripícolas e de folhosas autóctones. A Noroeste, os núcleos de Eucalipto e Pinheiro bravo apresentam maior susceptibilidade ao fogo. A Norte e Sudoeste, existem núcleos florestais de composição variável ou mistos.
Conforme representado na Carta de Áreas ardidas 1990-2005, ocorreram neste período vários incêndios na envolvente desta área protegida. Em 2005 ardeu uma vasta área na freguesia de S. Pedro de Arcos.



3.2 Rede Natura

As áreas pertencentes à Rede Natura 2000, prioritárias em termos ecológicos e ambientais, são consideradas figuras de ordenamento e protecção enquadradas em “servidões administrativas e restrições de utilidade Pública”, com determinações ao nível do ordenamento do espaço florestal.
O concelho abrange duas áreas pertencentes às Zonas Especiais de Conservação (ZEC) da Rede Natura 2000. Uma é o designado Sítio Rio Lima (PTCON0020), que compreende áreas agrícolas e áreas de mata ribeirinha compostas maioritariamente por espécies ripícolas e folhosas autóctones. O Sítio tem continuidade ao longo do rio Lima para Oeste e para Este, através dos concelhos limítrofes de Viana do Castelo e Ponte da Barca, respectivamente. A outra área pertencente à Rede Natura é uma parte do designado Sítio Serra D`Arga (PTCON0039), que engloba áreas de pastagens de montanha, povoamentos florestais e áreas de vegetação ripícola que têm continuidade ao longo da bacia hidrográfica do rio Âncora, inserida nos concelhos vizinhos de Viana do Castelo e Caminha.
A Área de Paisagem Protegida do Corno do Bico localiza-se no concelho de Paredes de Coura, no seu limite Sudoeste, onde confronta com os concelhos de Arcos de Valdevez e Ponte de Lima. Devido à continuidade da superfície montanhosa na qual se insere, que se prolonga para os três concelhos, importa referencia-la neste trabalho, pois as áreas florestais mais montanhosas das freguesias de Labrujó e Rendufe, do concelho de Ponte de Lima, fazem fronteira com esta área protegida.

3.3 Regime Florestal

O Regime florestal surgiu no início do século, com os Decretos de 24 de Dezembro de 1901, 28 de Junho de 1902, 24 de Dezembro de 1903 e 11 de Julho de 1905. Através desta legislação impulsionaram-se os trabalhos de arborização de muitas áreas de baldios, sendo esta matéria muito vasta e que tem tratamento aprofundado em vários documentos.
No Concelho de Ponte de Lima, os baldios florestais ocupam aproximadamente 36% da área florestal e a grande maioria encontra-se submetida ao Regime florestal agrupando-se nos designados “Perímetros florestais”.
Nestes Perímetros florestais, o Regime florestal designa-se parcial (Regime florestal aplicado em áreas não pertencentes ao domínio do Estado em que a existência da floresta é subordinada a determinados fins de utilidade pública). A gestão destes Perímetros florestais é efectuada através do actualmente designado “Núcleo Florestal do Alto e Baixo Minho”, pertencente à DGRF, em colaboração com os respectivos Conselhos Directivos de baldios.
Segundo dados da AFN, os três Perímetros florestais que abrangem o concelho ocupam cerca de 6.550,08ha, distribuindo – se por 27 Freguesias.

4. Equipas de Sapadores Florestais

No Concelho de Ponte de Lima existem três Equipas de Sapadores Florestais, sendo a Entidade patronal a Associação Florestal do Lima, funcionam através de um protocolo com o Município. A primeira a ser constituída, SF 04-111 tem como área de intervenção todo o território concelhio. Posteriormente a equipa SF 16-111, criada com uma área de intervenção definida, iniciou a sua actividade em 2006 e por último a SF18 -111 também com área de intervenção definida iniciou a sua actividade em 2009.

5. Técnico do Gabinete Técnico Florestal


Susana Isabel Gonçalves Pereira
Tel.: 258 900400
E-mail: gtf@cm-pontedelima.pt

1.    Formação Académica
Licenciatura Engenharia Florestal, Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro

2.    Formação Profissional

  • Curso «Sensibilização à exploração Florestal», C.O.T.F.; Lousã, Junho de 1996.
  • Curso de GPS- «Aplicações de GPS na Floresta (35 horas) », Forestis; Porto, Junho de 1997.
  • Curso de Formação Pedagógica de Formadores (70 horas). Valima/Associação Industrial Portuense. Arcos de Valdevez, Outubro de 1997.
    Curso «Cubicagem, Avaliação e Comercialização de material lenhoso (42 horas)», Forestis; Monção, Setembro de 1998.
  • Curso «Recolha e Comercialização de Cogumelos Silvestres (49 horas)» I.D.A.R.N., Vila do Conde; Novembro de 1998.
  • Curso «Fogos Controlados (26.5 horas)», Forestis; Vila Nova de Cerveira, Janeiro de 1999.
  • Curso «Elaboração de Projectos Florestais (63 horas), Consagra; Vila Real, Maio de 1999.
  • Curso «Plantas Medicinais (42 horas)» no âmbito do projecto PLANTAMEDI, promovido pelo IDARN em colaboração com a Direcção Regional de Agricultura de Entre Douro e Minho; Vairão, Outubro de 1999.
  • Curso «III Q.C.A. e o desenvolvimento agrícola e rural no E.D.M. (14 horas)», ARAAM; Caminha, Novembro de 1999
  • Curso «Elaboração de Projectos de Investimento (70 horas)», ARAAM; Caminha, Dezembro de 1999.
  • Curso «OMC - Organização Mundial do Comércio (21 horas)», CNA; Coimbra, Janeiro de 2000.
  • Curso «Aplicação de SIG no Sector Agrário (35 horas)», Zona Verde, C.E.A.;  IDIT - Europarque, Santa Maria da Feira, Fevereiro de 2000.
  • Curso «III Q.C.A. - Medidas Regionais ( 35 horas )», CNA; Coimbra, Maio de 2000.
  • Curso «Coordenadores de Acções de formação profissional (91 horas)» CNA; Viana do Castelo, Setembro/Outubro 2001.
  • Curso «Operacionalização da formação profissional – área cont./financeira (14 horas)» CNA; Coimbra, Dezembro 2003.
  • Curso «Cartografia digital (70 horas)»; IDARN; Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, Ponte de Lima, Maio/Junho 2005.
  • Curso de Fogo Controlado (125 horas)», FORESTIS; Governo Civil de Viana do Castelo, 2011
3.    Trabalha na área florestal desde Dezembro de 1997, exercendo funções no GTF de Ponte de Lima desde Abril de 2005


 

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More