GTF de Valença



1. Área do Concelho

117 Km² e compõe-se de 16 freguesias;

2. Caracterização breve do Concelho ao nível florestal/ Rede Natura 2000 e Áreas Protegidas

A mancha florestal mais densa e homogénea do Município localiza-se no Monte do Faro e representa a maior parte do povoamento florestal de Valença.
À semelhança do que se passa em grande parte da metade norte do País, o Pinheiro Bravo ocupa um particular lugar de destaque, com um total de 3128 ha de área total florestal. A mistura entre Pinheiro e Eucalipto, outra realidade cada vez mais presente no nosso País, representa um total de 554 ha. Com 2810 ha surgem os povoamentos de Eucaliptos e folhosas diversas, deixando a larga distância os povoamentos de Carvalhos. Para além destas espécies, surgem outras folhosas.
A área Este e SE do Município é a que suscita maior preocupação na prevenção e combate aos incêndios florestais, na medida em que apresenta maior área florestal. Esta última zona é particularmente problemática devido aos poucos acessos existentes e ao seu pouco (ou inexistente) ordenamento florestal.
No Concelho de Valença, a área que merece maior destaque é toda a marginal do Rio Minho, classificada como Rede Natura 2000, é uma área de importância comunitária para a conservação de determinados habitats e espécies, na qual as actividades humanas devem ser compatíveis com a preservação dos valores naturais, através de uma gestão sustentável. A RN2000 compreende dois tipos de áreas classificadas: as Zonas de Protecção Especial (ZPE) e as Zonas Especiais de Conservação (ZEC).
De realçar ainda um maciço florestal nas freguesias de Cristelo Côvo, Arão e S. Pedro da Torre.
Com base no valor económico dos povoamentos temos sob regime florestal os baldios de Gondomil, de Ganfei, da Silva, de S. Pedro da Torre, de Verdoejo, de Cerdal. E ainda o Perímetro Florestal da Boalhosa e das Serras de Vieira e Monte Castro.


3. Área florestal


Área florestal (ha)
Eucalipto
 Pinheiro bravo (ha)
Folhosas Diversas
 Eucalipto (ha)
Pinheiro Bravo (ha)
6492
554
2810
3128

4. Área de Baldio

3579,813 ha (área submetida a regime)
5. Acções Executadas desde 2005

  • Acções de sensibilização florestal junto da comunidade local – Programa Lugar Seguro;
  • Sessões de esclarecimento em colaboração com a GNR;
  • Acções de plantação –Campanhas de sensibilização, adesão à acção “Plante uma Árvore”;
  • Dia Limpar Portugal, onde foram recolhidas 15 toneladas de lixo;
  • Voluntariado jovem para as florestas;
  • Beneficiação e manutenção de infra-estruturas florestais (caminhos florestais e pontos de água);
  • Gestão de combustível;
  • Fiscalização em áreas maioritariamente urbanas;
  • Jornadas Micológicas;
  • Semana da Protecção Civil e do Ambiente;
  • Colaboração com o Grupo de Protecção Civil da Escola EB 2,3 de Valença e colaboração no Projecto Eco-Escolas;
6. Equipa de Sapadores Florestais 

SF 19-111 - sob a co-coordenação da Associação de Produtores Florestais do Vale do Minho

7. Técnicos do Gabinete Técnico Florestal

Eduardo Afonso
ID skype: eduardomafonso
Telem: 916 999 628
E-mail: eduardoafonso@sapo.pt

1.    Licenciado em Engenharia de Recursos Florestais pela Escola Superior Agrária de Coimbra. Pós-Graduação em Tecnologias e Sustentabilidadade dos Sistemas Florestais. A frequentar Mestrado em Tecnologias e Sustentabilidade dos Sistemas Florestais.
2.    Agosto de 2008 – Curso de Formação Avançada em Certificação da Gestão Florestal (150 horas); Maio de 2009 – Curso teórico-prático de Socorrismo e Suporte Básico de vida (7 horas); Dezembro de 2009 – Planeamento da Emergência; Fevereiro de 2011 – Curso promovido pelo Centro de Estudos e Formação Autárquica e Escola Nacional de Bombeiros de Comandante Operacional Municipal.
3.    Exerce funções no Gabinete Técnico Florestal desde Maio de 2005




Diana Exposto
ID skype: diana.exposto2
Telemóvel: 968 745 793
E-mail: diana.exposto@gmail.com

1.    Licenciada em Geografia e Planeamento pela Universidade do Minho. Pós-Graduação em Gestão Ambiental e Ordenamento do Território. A frequentar Mestrado em Gestão Ambiental e Ordenamento do Território.
2.    18 de Junho de 2010 – Formação em Cartografia e Orientação em Montanha; 22 de Novembro de 2010 – Acção de Formação “Edificação em Espaço Rural”; 30 de Novembro de 2010 – Formação em Sistemas de Gestão de Incêndios Florestais; de 13 de Dezembro a 15 de Dezembro – formação em Fogo Controlado (30 horas);
3.    Exerce funções no Gabinete Técnico Florestal desde Agosto de 2009.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More